Olá pessoal, me chamo Rodrigo Filardi, sou Consultor SEO, e esse é meu primeiro artigo no portal NômadaDigital de Portugal.

Não estranhe o português “brasileiro”, mas sou nômada digital com cidadania portuguesa, brasileira e espanhola, que trabalhou a vida toda na desejada “cidade maravilhosa” do Rio de Janeiro. Portanto, vamos ao que interessa, ou vamos que vamos! (ou vamos a isso!)

O que pode esperar dos meus textos no NómadaDigital.PT?

Bom, com mais de 15 anos de experiência em SEO, Marketing Digital e Comunicação Corporativa, sou Consultor SEO e vou ensiná-los um pouco sobre essas estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e outros termos de nomes estranhos relacionados a estratégias de alta performance dentro do marketing digital que podem ajudar qualquer empresa a aparecer nos resultados do topo do Google.

Se não quer aparecer na primeira página do Google, vender mais e ter mais credibilidade online, nem precisa continuar a ler os meus textos. 🙂

Mas sabe o que é SEO (Search Engine Optimization)?

SEO = Search Engine Optimization = Otimização para Mecanismos de Busca = Otimizar o seu site para ser bem visto pelo Google, Yahoo, Bing, entre outros…

Como eu digo em minha própria empresa de Consultoria SEO em Portugal, a TheKey SEO Portugal, o SEO é uma estratégia avançada de marketing para divulgar o seu site na internet, através da potencialização de palavras-chave (palavras relacionadas ao seu negócio, produto ou serviço), a ter como resultado o posicionamento do seu site no topo dos resultados do Google (ou qualquer outro site de busca similar), com intuito de gerar conversões (transformar visitantes em clientes ou vendas).

E sabe o que faz um Consultor SEO?

O SEO compreende dezenas de técnicas a serem ativadas e centenas de alterações a serem realizadas em seu site, blog, redes sociais e qualquer canal de divulgação de sua marca, e um consultor especialista em SEO é quem irá coordenar a equipa e os trabalhos necessários para que o seu projeto tenha sucesso.

Equipa de SEO? Sim, um consultor não trabalha sozinho.

É humanamente impossível realizar todas as funções necessárias a um projecto de SEO de sucesso.

Portanto, especialistas de SEO com foco em diferentes áreas atuam no projecto. São eles:

  • Redator SEO: é o profissional de redação que escreve textos otimizadas para terem bons resultados de divulgação e alcance no Google (e demais sites de busca). Eles não são redatores comuns. Esses especialistas de redação SEO escrevem o que grande público quer ler. Utilizam técnicas de atração e persuasão em seus textos, que mantém as pessoas focadas na leitura, sem sair do seu site.
  • Analista SEO: é o profissional que analisa os dados, o seu cenário atual, os seus concorrentes, os desejos do seu público-alvo. Inclusive, é ele que diz para o Redator SEO quais são os desejos do público, para que um texto seja elaborado estrategicamente. Assim, em um projeto de otimização, o analista em conjunto com o redator são os responsáveis pela sua estratégia de SEO On-Page (conteúdo interno). SEO On-Page engloba todas as ações estratégicas feitas dentro das páginas do site que envolvem conteúdo e código de programação HTML.
  • Link Builder: é o especialista do SEO Off-Page (conteúdo externo), responsável por executar as estratégias de Link Building que irão gerar backlinks para o seu site. Em palavras mais simples, é o profissional responsável por promover o seu site dentro de outros sites, como se fosse um representante da imprensa. Aqui no Nomada Digital temos um especialista Link Builder: o Luis Inverno.
  • Gestor de SEO / Consultor SEO: é quem define as estratégias do projecto de acordo com os desejos do cliente, analisa os resultados e coordena os trabalhos que são repassados para cada integrante da equipa.

Bom, eu sou esse último aí de cima, mas também faço um pouquinho de tudo, sempre que necessário. 🙂 Afinal, um bom gestor precisa saber fazer tudo, certo? Senão, como ele saberá comprovar a qualidade das entregas?

Por hoje é só, pessoal. Aguardem o próximo artigo e fiquem a vontade para me seguir no insta: @rodrigo.filardi