Select Page

“Em minha casa vou estar sozinho, não entra nem sai ninguém. Só entraram as três pessoas para fazer o teste”, disse Marcelo Rebelo de Sousa. “Além do trabalho normal, uma pessoa tem de tratar da casa. (…) Lavo a loiça, ponho a roupa a lavar e faço as refeições.”

Esta segunda-feira, o Presidente da República explicou que vai isolar-se em casa nos próximos 14 dias, apesar do teste negativo ao Covid-19. “Era importante, em termos de saúde pública, saber que o Presidente não tinha um resultado positivo”, explicou, a partir do terraço de sua casa, em Cascais, onde passará as próximas duas semanas “por precaução”.

“Até Marcelo já é nómada digital“, brinca Diogo Reffóios Cunha, 33 anos e há um a trabalhar de casa. O especialista em marketing e nómada digital aproveita pequenas pausas no trabalho para tratar de afazeres mas destaca que uma das grandes vantagens de trabalhar a partir de casa é conseguir “comer melhor”.

“Sinto que o trabalho não manda em mim, sou eu que mando na minha vida”, assegura. Outra das principais diferenças que sentiu quando, há pouco mais de um ano decidiu trabalhar a tempo inteiro para um cliente, no Dubai, foi o tempo que perdia em transportes. E isso reflete-se noutras dimensões. “Vou ao supermercado nas horas mortas, não vou nos picos de afluência. Não como a despachar, como com tempo. Aproveito o tempo de ações mecânicas como o tempo em que deixo a massa do almoço a cozer, por exemplo, para responder a emails”, enumera.

O trabalho em equipa também beneficia da dinâmica: as reuniões começam sempre a horas e os assuntos em discussão saltam, de imediato, para cima da mesa. Por isso, “passamos imediatamente ao ponto que temos de discutir”, assinala.

Mas também há desafios: entre os maiores estão a organização e o foco, dois fatores que contribuem para uma “maior produtividade”, sublinha. “Porque não estás num ambiente de trabalho, é preciso organizar bem para conseguir um dentro de casa”, diz. Algumas das dicas úteis passam por montar um escritório ou pedir aos colegas de casa que não interrompam.