quem trabalha na área sabe que uma das coisas mais difíceis de se fazer é saber como falar com um developer, (um programador informático).

os programadores informáticos são pessoas que há muitos anos vivem obcecados com a tecnologia e sempre procuraram entendê-la. eles sabem como criar software e sabem que o hardware é fundamental quando estão a querer descobrir até onde as suas inovações os podem levar.

steve jobs não era um developer era sim marketeer. daí a sua ansiedade em construir produtos de hardware perfeitos pois exigia que o software acompanhasse as suas ideias. quantas ideias o steve jobs não deve ter tido mas que não as conseguia implementar porque o desenvolvimento de hardware não acompanhava?

mas e quando estamos a criar com um developer como é que devemos falar com ele?

quantas vezes já te sentiste perdido/a ou até burro/a, quando conversas com um programador informático? às vezes até parece ser mais fácil mandar-lhes gifs ou emails, right?

se és da área de business e estás a criar um produto de software com um developer a vossa comunicação é muito diferenciada! sabem coisas diferentes e sentem o negócio de maneira diferente, o developer tem a visão daquilo que está a construir e o business guy tem em mente como é que as pessoas poderão vir a usar essa tecnologia, e como rentabilizar o negócio…

tudo depende da fase em que te encontras de desenvolvimento de produto. podes não ser um empresa e ser só uma ideia de produto/app/software, o truque é perceber o que somos hoje. somos uma ideia ou já uma empresa?

a idea desenvolve-se consoante as nossas inspirações e criatividade, já uma empresa, uma empresa responde a problemas dos seus clientes e desenvolve-se a partir dos seus utilizadores. concordas?

depois há aqueles que têm uma ideia mas que precisam dos recursos humanos para a construir. ora, aqui acredita que terás que ceder muito mais do que imaginas. caso tenhas todo o dinheiro disponível para concretizar as tarefas de desenvolvimento, vais recrutar pessoas que queiram criar as tuas ideias, e ai o teu melhor aliado é mesmo o investimento. já se procuras colaboradores para a tua ideia e btw alguém que a queira construir contigo, aqui a tua essência terá que ser diferente. terás que entender os teus colegas e perceber os seus ideais e assim contribuir para a tua ideia. percebes?

falar com developers não é fácil. há developers que desenvolvem as tuas ideias e tu pagas honorários e há developers que são teus colaboradores e juntos criam o produto final, e aqui acredita que o que poderás construir é algo muito melhor do que imaginavas ao início.

Experiência Pessoal

no passado, em startups de 6 pessoas em que os dois sócios são completamente diferentes um do outro, um com 30 anos e outro com 20, um era o manager e o outro o developer, eles tiveram que ceder. muito. mas invariavelmente, neste caso específico, o mais novo cedia mais do que o mais velho mas só porque o mais novo de facto confiou no mais velho e dedicou-se ao que gosta e sabe fazer: desenvolvimento da plataforma tecnológica. o mais velho aprendeu muito sobre tecnologia e programação para conseguir conversar com o mais novo. é isso, há cedências dos dois lados mas há também a necessidade de confiança um no outro para que as coisas possam acontecer.