Bem para quem não sabe o que é uma UX auditoria, UX Designer ou o que significa tanto o UX (User Experience) traduzindo para português é Experiência de Usuário. Mas mais à frente vou tentar explicar em pequenos passos e algumas imagens.

O que um Designer de Experiência de Usuário faz?

De acordo com a empresa que estejamos a trabalhar vamos ajudar e facilitar a vida dos visitantes a encontrarem rapidinho o produto e a informação que procuram.

Exemplo: uma fábrica de fazer lápis quer vender lápis, se chegas ao site deles e eles mostram-te uma muralha a falar que estão abertos há X anos e com muito texto a explicar muitas coisas sem falar em lápis, tu vais acabar por não saber o que a empresa faz ou então não vais acabar por ler o que lá têm a dizer, e é nisso que um UX Consultant entre em acção.


Primeira coisa, nos UX Consultant estamos presentes para entender os clientes/visitante do site da empresa

Para conseguirmos ajudar na experiência do usuário primeiro temos de ajudar a empresa a reconhecer qual é a audiência target.

A partir desse ponto temos de ver onde podemos preencher os espaços vazios ou o que os visitantes não estão a perceber ou a encontrar no site, desde fazer entrevistas, ver as Analytics das visitas e fazer formulários, existem mais processos ou lugares onde podemos perceber esse ponto mas vamos com calma.

Depois é so pegar em uma folha branca, ou de forma digital fazer os passos dos visitantes/usuários para ter uma melhor percepção do que querem e o trabalho todo que têm de fazer para lá chegarem.


Parte de exportar o que temos na cabeça

Pegamos nos dados que temos anteriormente e colocamos em rabiscos, criamos uns Wireframes testamos e mais em frente tranformamos para Prototype para podermos testar com utilizadores reais a ver quais são as reacções deles e a ver em que mais pontos nos podemos melhorar, e bem isto pode ser um longo processo mas sem sombras de dúvidas isto é o que da mais gosto de fazer.


Ajudar na estratégia da empresa

Como disse anteriormente isto não é um processo que se pode fazer rapidinho, pode ser demorado e durante esse tempo temos de ajudar a encontrar uma estratégia. Isto tudo envolve em fazer uma investigação, reuniões com os grandes da empresa e perceber bem a empresa e o que ela pretende.

Apos termos bem definido tudo começamos a fazer um mapa a definir quais os processos que teram de ser feitos para chegar ao ponto que se quer.


Implementar as mudanças

Por vezes após a estratégia estar feita nem sempre as empresas colocam em prática e nos temos de dar a mãozinha para as coisas realmentem andarem para a frente, criando uma lista todos os dias para o que podem fazer e durante o processo de implementação tamb´wm fazer mudanças no caso de serem preciso.

Saber reconhecer um erro e o reparar é melhor do que ser orgunhoso na ideia.


Design System

Bem, isto ate parece algo novo ou que foi inventado há pouco, mas isto já tem uns bons aninhos, e muitas das empresas ainda não tem em prática o seu Design System, talvez eu ache bastante importante por também fazer trabalhos de UI (User Interface) Designer, mas ter o Design System vai sempre ajudar a empresa a manter sempre o mesmo padrão tanto no website como também nas publicidades ou documentos internos, manter o mesmo padrão é bastante importante para os visitantes/clientes poderem reconhecer e se lembrarem da empresa assim que virem algo da empresa ou bastante parecido.


Resumo

Bem eu sei que parece ser muito mais do que apenas websites ou produtos digitais mas se tivermos isso tudo em conta a empresa vai obter muito mais do serviço do que apenas uma pagina de internet actualizada.

Em breve vou tentar descrever qual a parte em que um UX Designer faz do que apenas quando fazemos auditoria.

Se quiserem saber de algo mais em pormenor deixem no comentário.

(imagens retiradas da internet)